Problemas de Conduta
Asperger descreveu um subgrupo de crianças com tendências a ter problemas de conduta, levando à suspensões da escola – uma das principais razões pelas quais as crianças que foram posteriormente diagnosticadas como tendo transtorno do espectro autista foram encaminhadas para a sua clínica em Viena. Às vezes, as crianças com Síndrome de Asperger consideram-se mais adultas do que crianças. Na verdade, essas crianças podem atuar na sala de aula como auxiliares do professor, corrigindo e disciplinando as outras crianças. Em situações de conflito, são menos propensas a recorrer a um adulto para agir como juiz e tendem a “fazer justiça com as próprias mãos”.
Estas crianças também podem aprender que atos de agressão podem repelir outras crianças, garantindo uma solidão ininterrupta. O conflito e o confronto com adultos podem ser agravados pelo negativismo e pela dificuldade em perceber as diferenças de status social ou hierarquia, resultando na falta de respeito pelas autoridades.
A criança com Síndrome de Asperger é muitas vezes imatura na arte da negociação e diplomacia e pode não saber quando recuar e pedir desculpa. Ele ou ela não aceitará uma regra escolar específica se esta parecer ilógica e defenderá um ponto ou argumento por uma questão de princípio. Isto pode levar a um histórico de conflitos significativos com professores e autoridades escolares. As crianças com Síndrome de Asperger tem dificuldade de integração social com os seus colegas. Se essa criança também tiver uma capacidade intelectual superior, as dificuldades de integração social podem ser agravadas. As crianças que têm um QI excepcionalmente elevado podem compensar suas dificuldades de integração tornando-se arrogantes e egocêntricas, e têm considerável dificuldade em reconhecer que cometeram um erro.
Estas crianças podem ser hipersensíveis a qualquer sugestão de crítica, mas excessivamente críticas em relação aos outros, incluindo professores, pais ou figuras de autoridade. A escola ou os pais podem recorrer a ajuda profissional no que diz respeito à atitude e condutas dessas crianças, levando a um possível diagnóstico de Síndrome de Asperger.